segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tudo vale a pena se a alma não é pequena?


"Valeu a pena / Êh! Êh! / Sou pescador de ilusões..."
O Rappa

"Me abrace e me dê um beijo / Faça um filho comigo! / Mas não me deixe sentar na poltrona no dia de domingo..."
O Rappa

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena."
Fernando Pessoa

Enquanto se é pescador de ilusões, tudo que é reluzente torna-se atraente. Todas as oportunidades de sair da “poltrona em um dia de domingo” (e também durante a semana), são um bom motivo pra se aventurar! E como a vida é mais suave e musical quando nos permitimos simplesmente sentir o que ela nos proporciona!!! O problema é que nessa busca pelas ilusões, esquecemos de escutar o medo, preferimos sempre o colorido dos “corais” e olvidamos que ao mergulhar corremos o risco de nos afogar!
Será que Fernando Pessoa conhecia o que não se pode perder? Até conhecer esse vazio, tudo de fato vale a pena! Aprendemos sempre com cada ilusão mergulhada e saímos mais fortes e mais ricos, quiçá mais sábios. Mas a cada escolha uma perda, a cada mergulho um adeus e os quadros da vida vão se modificando a cada nova “pescada”.
As ilusões passam e com elas a euforia. Olhamos ao nosso redor e nos perguntamos: Aquelas fotografias, esse espírito renovado, aquelas lembranças, valem o que deixamos pra trás? E nossa “alma” gigante se responde que sim... e seguimos ganhando ao perder!
Até o dia em que o jogo vira e perdemos os pilares de nossa alma, o nosso sustentáculo e percebemos que nem toda caçada é válida, que nem todo mergulho pode ser realizado confiando apenas em nossos pulmões.
Será que entender que há coisas que devem ser conservadas, é ter a alma pequena?
Ah, meu poeta-mestre! Será que tudo realmente é valido? Pra mim não!
E nunca mais, corais, borboletas ou brilhos me farão perder mais do que posso e me darão esse vazio, o vazio da ilusão que destrói alicerces e no fundo, valia menos que uma doce e simples noite de sono!
Fico com uma outra lição: “Navegar é preciso, viver não é preciso!”
Sigamos pois, navengando!

Nenhum comentário: